Please reload

Posts Recentes

DESIGN DE SORRISO

20/2/2019

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

Depoimento da paciente Aline que sofria com problemas de zumbido no ouvido.

 

 

Um som constante e intenso, que pode ser de vários tipos: cachoeira, cigarra, chiado, TV fora do ar, grilo, clique, pulsação, etc. Esse é o sintoma do zumbido e estima-se que pelo menos 28 milhões de brasileiros já vivenciaram este sintoma em alguma circunstância.

O mais comum quando se percebe o zumbido é buscar ajuda e orientação através de otorrinos. Mas como zumbido pode ter múltiplas causas, e se existir também dor na mandíbula, ao tocar próximo aos ouvidos ou ao abrir e fechar a boca, o sintoma pode estar relacionado a problemas “dentofaciais”, e, nesse caso o profissional que vai poder auxiliar no tratamento é o dentista.

O zumbido pode aparecer quando existem disfunções da articulação temporomandibular, pois esta disfunção gera um encaixe errado e o trabalho mandibular de forma incorreta, forçando a musculatura mastigatória, e, consequentemente o sistema sensorial pode confundir a força exercida, interpretando-a como zumbido.
Outros problemas ortodônticos como a oclusão incorreta (apinhamento, sobremordida, mordida aberta e mordida cruzada, entre outras) prejudica também o encaixe da mandíbula com a maxila e favorece a interpretação errônea do cérebro a perceber um zumbido. O bruxismo, caracterizado pelo hábito de apertar e ranger os dentes, também pode estar diretamente associado ao problema do zumbido.

Assim, quando existirem problemas “dentofaciais” será necessário também um acompanhamento de um dentista no tratamento do zumbido. Uma vez que aspectos odontológicos podem ser a causa ou influenciar o agravamento do zumbido quando o sintoma já existir por outros motivos. O tratamento mais adequado será orientado pelo dentista que poderá optar por relaxantes musculares, analgésicos, antiinflamatórios, fisioterapia, cirurgia ou até mesmo uso de placas de mordida para proteger os dentes.

Share on Facebook
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square